facebook soundcloud instagram

Implementar o monitoramento remoto de captações de água em rios de domínio da União, com foco no rio Verde Grande (MG/BA), e estender por mais 12 meses o monitoramento já implantado no rio Javaés (TO). Com este objetivo, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) ampliou sua parceria até dezembro de 2021 com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC/UFT). Esse tipo de monitoramento teve início em 2020 no rio Javaés (TO) e está sendo expandido para outras bacias, começando pelo Verde Grande, dado o sucesso do trabalho em Tocantins no sentido de ampliar o conhecimento sobre a dinâmica hídrica e dos usos de água no Javaés.

Com o monitoramento automático das captações, a Agência, a UFT e os 90 usuários de recursos hídricos regularizados na bacia poderão acompanhar melhor o uso real da água no rio Verde Grande, que é um dos principais afluentes do rio São Francisco. A partir do avanço no controle e na gestão de recursos hídricos da bacia, o processo de gestão e tomada de decisões de fiscalização poderá minimizar as incertezas sobre o uso da água e os riscos de escassez hídrica na bacia.

Leia a matéria completa: https://www.gov.br/ana/pt-br/assuntos/noticias-e-eventos/noticias/bacia-do-rio-verde-grande-mg-ba-tera-medicao-em-tempo-real-das-captacoes-de-agua

Fonte: site da ANA.