As Bacias Hidrográficas dos rios Mucuri, São Mateus e dos rios do Leste (Buranhém, Itanhém, Jucuruçu, Peruípe, Itaúnas, Itapemirim e Itabapoana) concluíram a primeira etapa de elaboração de seus respectivos Planos Diretores de Recursos Hídricos (PDRH) junto ao Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). Esta etapa se refere aos diagnósticos das bacias e contou com a realização de nove consultas públicas em novembro de 2019 nos municípios polos dessas três bacias: Carlos Chagas, Teófilo Otoni e Novo Oriente de Minas; Mantena, Itabirinha e Itambacuri; Nanuque, Águas Formosas e Espera Feliz.

 Foto: Vinicius Melgarejo Montenegro Silveira/PROFILL

PlanosdiretoresIgam Leste 08 02 2021

Os produtos criados nesta etapa são o Relatório de Diagnóstico e o Relatório das Consultas Públicas, que foram analisados pelo Igam e discutidos com os membros dos Grupos de Acompanhamento Técnico (GAT). No caso das bacias dos rios Mucuri e São Mateus, os membros do GAT foram indicados pelos comitês das bacias hidrográficas dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri (CBH-MU1) e do Rio São Mateus (CBH-SM1). Já no caso das bacias dos Rios do Leste, o GAT é composto por conselheiros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH-MG), já que essas bacias não possuem comitê.

Em virtude das restrições de eventos presenciais impostas pela pandemia da Covid-19, as reuniões para apresentação e aprovação dos diagnósticos ocorreram em ambiente virtual com os grupos técnicos do CBH-MU1, CBH-SM1 e CERH-MG nos dias 26, 27 e 28 de janeiro de 2021, respectivamente.

Os diagnósticos aprovados apresentam uma caracterização geral das bacias hidrográficas em termos físicos, bióticos, socioeconômicos, culturais, demográficos e econômicos. Além disso, trazerem também informações de uso e ocupação do solo, aptidão agrícola, áreas degradadas, áreas legalmente protegidas e áreas sujeitas à restrição de uso. Os diagnósticos ainda fazem levantamentos sobre política urbana, saneamento ambiental, saúde pública, presença de atores sociais estratégicos, assim como a situação de disponibilidade, demanda, qualidade das águas superficiais e subterrâneas e balanço hídrico quali-quantitativo.

Fonte: Site Igam <http://www.igam.mg.gov.br/banco-de-noticias/2509-igam-conclui-etapa-de-diagnostico-dos-planos-diretores-de-bacias-hidrograficas-mineiras>