Medir e aprimorar a implementação das ações previstas nos Planos Diretores de Recursos Hídricos (PDRH) de Minas Gerais para contribuir com a gestão das águas no Estado. Esse é o principal objetivo de um programa que vem sendo construído desde 2017 pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e acaba de ser oficializado como uma ferramenta para nortear o trabalho no âmbito do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH). Batizado de Aprimora PDRH, o programa se baseia em uma série de dispositivos para modernizar a gestão, entre eles a criação de dois índices que monitoram como estão as ações previstas nos PDRH de cada uma das 36 Unidades de Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos (UPGRH) e como anda o gerenciamento dos entes do SEGRH em cada uma delas.

AprimoraPDRH


Um desses índices é o chamado Índice de Implementação dos Planos de Ações (IPA), que mede qual é o grau de execução de cada uma das ações previstas nos Planos Diretores de Recursos Hídricos das UPGRH do Estado. Esse índice varia de 0 a 1 em cinco escalas, onde 0 significa que a ação não foi iniciada e 1 aponta que ela está 100% concluída. Cada PDRH é composto de um programa com várias ações e o IPA é aplicado em cada uma dessas ações para verificar qual o grau de implementação de cada uma delas. Neste momento o IPA foi aplicado em 30 dos 36 planos, tendo em vista que três deles ainda estão em elaboração, um encontra-se elaborado e aguarda aprovação pelo comitê de bacia responsável e outros dois acabaram de ser aprovados.


Já o segundo indicador que faz parte do Aprimora PDRH é o Índice de Suporte à Gestão (ISG), criado para avaliar e acompanhar a capacidade das UPGRH em subsidiar a implementação das ações previstas nos planos de ações. O ISG também tem níveis em uma escala de 0 a 1 que estão vinculados à capacidade de suporte dos elementos avaliados, sendo 0 para o estágio péssimo de suporte e 1 para o estágio ótimo de suporte. O ISG é formado por um conjunto padronizado de 26 indicadores, distribuídos em seis componentes. “Esse é um importante passo para a implementação do planejamento das bacias hidrográficas do Estado. Temos que buscar meios de implementação dos planos para que possamos dar sustentabilidade ao uso dos recursos hídricos em Minas”, afirma a diretora-geral do Igam, Marília Melo, ao se referir às diretrizes do programa.

Conheça mais sobre o Aprimora - PDRH

Fonte: Portal Igam