facebook soundcloud instagram

Foto: pixabay/divulgação
home office corona virus dentro
Higienização das mãos deve ocorrer com frequência utilizando água e sabão, por cerca de 20
segundos, principalmente após contato com superfícies em espaços públicos
 

A pandemia da Covid-19 - doença causada por um tipo de Coronavírus - impôs à sociedade mundial uma mudança brusca de comportamento. Além do isolamento social para conter a contaminação em massa da população e sobrecarga ao sistema de saúde, a higienização das mãos, superfícies e objetos, com água e sabão, precisou ser reforçada.

Neste período, no entanto, o cuidado para não se infectar com o vírus, adotando as medidas de segurança das autoridades de saúde, deve vir acompanhado de um uso consciente da água, evitando excessos e desperdícios, orienta o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Dicas de redução de consumo de água:

•    Feche a torneira enquanto: escova os dentes, ensaboa vasilhas e lava as mãos;
•    Banhos curtos;
•    Feche o chuveiro sempre que possível;
•    Não utilize a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou regar as plantas;
•    Use a descarga com consciência e não deposite papel higiênico no vaso sanitário;

Como e quando higienizar
     
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), que adotou as normas prescritas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização das mãos deve ocorrer com frequência utilizando água e sabão, por cerca de 20 segundos, principalmente após contato com superfícies em espaços públicos.
 
Seguindo a mesma diretriz, a Sociedade Brasileira de Infectologia também orienta a higienização da parte interna de veículos, superfícies e produtos comprados em supermercados, farmácias e afins. Caso não seja possível a assepsia com água e sabão, é indicado o uso de álcool em gel 70%.

A matéria completa aqui

Fonte: Igam/Agência Minas