O Fórum de Pesquisadores de Instituições de Ensino Superior da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF promovem, nos dias 31 de maio a 03 de junho de 2020, o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – III SBHSF. O período de submissão de trabalhos inicia no próximo dia 20 de janeiro e vai até o dia 20 de março. 

Com tema central “A importância da ciência para o futuro do Rio São Francisco”, o evento objetiva congregar os seis grandes eixos que são as metas do Plano Diretor de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. São eles: Governança e mobilização social; Qualidade de água e saneamento; Quantidade de água e usos múltiplos, Sustentabilidade Hídrica no Semiárido; Biodiversidade e requalificação ambiental e, por fim, Uso da terra e segurança de barragens.

Simposio da Bacia do Rio Sao Francisco

A capital mineira, Belo Horizonte, irá sediar o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A programação do evento contará com apresentações orais e painéis, palestras, conferências e mesas-redondas, exposições e reuniões temáticas.

A realização do Simpósio é extremamente importante haja vista o cenário atual de condições climáticas extremas e da elevada exploração em um rio cada vez mais degradado em termos socioambientais. Esses temas comporão toda a agenda do evento, resultando na sinalização de deficiências e soluções na busca da qualidade ambiental e articulações em defesa do Velho Chico. Ou seja, é um evento que visa identificar o estado da arte da produção científica existente sobre o tema, com a participação nacional e internacional de diversos estudiosos relacionados ao tema.

Datas importantes:

20/01/2020 Início das Inscrições On Line e da submissão dos trabalhos técnicos
20/03/2020 Término período de submissão de trabalhos técnico-científicos
02/04 a 19/04/2020 Atividades da Comissão Técnica Científica
20/04/2020 Divulgação de resultado preliminar de avaliação da Comissão Técnico Científica
25/04/2020 Divulgação final do resultado das avaliações dos trabalhos submetidos
15/05/2020 Prazo para adequação de trabalhos aceitos
25/05/2020 Prazo de encerramento das inscrições online
31/05 a 01/06/2020 Realização do III SBHSF

Para obter mais informações sobre o III Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco acesse o site: https://sbhsf.com.br/

Fonte: Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco