Especialistas brasileiros e internacionais, representantes de órgãos fiscalizadores e do setor acadêmico vão se reunir nos dias 24 e 25 de janeiro para discutir avanços e desafios no setor de barragens. A troca de experiências ocorrerá durante o I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens, promovido pelo Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

Ao longo dos dois dias, serão ministradas palestras sobre construção e operação desses reservatórios; apresentações de equipamentos e tecnologias para disposição de rejeitos; além de exposições de técnicas para monitoramento e controle de barragens. Os temas são divididos em três painéis.

O evento será realizado no auditório do subsolo do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas (Crea-MG) e terá o apoio do Sindicato das Industrias Extrativistas de Minas Gerais (Sindextra). Especialistas de empresas e órgãos holandeses vão fazer parte da programação. A abertura do Seminário será feita pelo professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UNB) André Pacheco de Assis.

No primeiro dia do evento, serão tratados os avanços e desafios na gestão de barragens na visão dos órgãos de fiscalização. Este painel terá presença de representantes de órgãos fiscalizadores, a exemplo da Feam e do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

O Painel 2 discutirá a implementação de novas tecnologias para a gestão dos barramentos. Durante as palestras, técnicos e gestores de empresas mineiras que trabalham com barragens vão falar sobre o sistema integrado de gestão de riscos geotécnicos. A gestão de informação para realização de obras, monitoramento, atendimento legal e operação de barragens também será discutida. Uma apresentação sobre a aplicação de microssísmica e geofísica na avaliação de segurança de barragens de contenção de rejeitos fechará os trabalhos do primeiro dia de debates.

Já no segundo dia, será abordada no Painel 3 a experiência da Holanda em tecnologia para a gestão de barragens. Representantes de empresas holandesas que trabalham com este tipo de estrutura vão falar sobre suas experiências no monitoramento, modelagem e processamento de dados, avaliação de riscos e tomada de decisão, disposição de rejeitos, dragagem e desaguamento.

Clique aqui para fazer sua inscrição e ver a programação completa do evento.

Serviço:

I Seminário Internacional de Tecnologia e Gestão de Barragens

Dias 24 e 25 de janeiro, das 9h às 17h

CREA-MG – auditório do subsolo, Av. Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho

Inscrição gratuita

Fonte: Ascom/Sisema