Representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participou, no dia 19 de agosto, em Cambuquira, no sul do Estado, da reunião da Força Tarefa que trata da situação da água mineral no Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais. O analista ambiental Eduardo de Araújo Rodrigues representou o Igam na reunião, que discutiu os recursos hídricos daquela região do Estado.

A Força Tarefa é um esforço da organização não governamental (Ong) Nova Cambuquira, juntamente com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Verde e outras instituições do setor público e sociedade civil com o objetivo de chamar a atenção sobre a forma como estão sendo conduzidos os usos das águas minerais da região. O trabalho prevê a elaboração de relatórios para serem submetidos posteriormente ao Governo Federal, mais exatamente aos Ministérios do Meio Ambiente e da Saúde.

A Força Tarefa está se empenhando na elaborando de oito relatórios que retratam diversos aspectosda situação da água mineral no Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais. O trabalho objetiva resgatar o "Turismo de Tratamento", propondo o Turismo de Peregrinação como alternativa para as atividades turísticas tradicionais, entre outras ações que promovam o desenvolvimento sustentável da região com base neste recurso natural.

A reunião da Força Tarefa para avaliação dos relatórios a serem enviados para o Governo Federal está prevista para ser realizada no dia 01 de outubro de 2017.

Emerson Gomes
Ascom/Sisema
 
Fora tarefa
Crédito/Foto: ONG Nova Cambuquira